O backbone para os negócios do Google é seu mecanismo de busca, mas ele não é o único serviço que a empresa oferece. Dê uma pequena mergulhada no site do Google e você vai topar com tudo - de aplicações de produtividade a cliente de mensagens instantâneas. O Google desenvolveu alguns desses produtos e recursos em casa, mas em alguns casos, os produtos do Google começaram como projetos independentes criados por outras companhias. Se os executivos do Google vêem uma aplicação interessante que ajude a companhia a atingir seus objetivos, há uma chance de o Google fazer uma oferta para comprar aquela empresa.
Parece que o Google está relutante em promover muitos de seus projetos de versões beta - lançamentos inicias que pode ainda ter problemas com funcionalidade - para produtos completos. Até o Gmail, o cliente de e-mail do Google lançado em 2004 só saiu do beta em meados de 2009. Mas algumas das iniciativas da companhia estão menos finalizadas que outras. O Google permite que os usuários testem serviços experimentais no site do Google Labs, mas admite que os serviços "não estão prontos para a estreia".
Vamos mergulhar direto no mundo diversificado dos produtos Google. Começaremos dando uma olhada no Gmail.
1 - Gmail Em 2004, um comunicado de imprensa do Google revelou que a companhia não estava satisfeita em dominar as buscas na internet - a segunda atividade online mais popular. O Google queria morder o maior serviço online na Internet: o e-mail. Isso colocado, o Google anunciou que permitiria que um seleto número de pessoas testasse o seu serviço de web-mail chamado Gmail.
2 - GTalk Justo quando você pensava que a Internet já tinha atingido sua cota de clientes de mensagens instantâneas, aparece o Google Talk. Lançado em 2005, o Google Talk é uma aplicação que permite aos usuários enviar mensagens instantâneas. Ao contrário do Gmail, o GTalk não é inteiramente baseado na Web. Os usuários precisam primeiro baixar uma aplicação para seus computadores para ter acesso ao seu conjunto completo de recursos. Esses recursos vão além de simples mensagens. Você pode enviar arquivos ilimitados - de tamanho ilimitado também - para outros usuários. Apenas lembre-se de que se você escolher enviar um arquivo grande para alguém, vai demorar um tempo para transferir para outro usuário, especialmente sobre conexões mais lentas. Também, se você tem um um limite para transferência de dados em sua rede, você pode ter de pagar uma taxa extra ao seu provedor de acesso, caso ultrapasse esse limite.O Google Talk é também um cliente VoIP (voz sobre IP). Isso significa que você pode fazer chamadas PC a PC com outros usuários do GTalk. Você e seu contato precisam ter microfones e fones de ouvidos ou alto-faltantes, mas o GTalk lida com o resto. A transmissão de voz em tempo real pode tomar bastante da largura de banda da sua conexão. Assim como as transferências de arquivos, você corre o risco de ultrapassar sua cota de dados com seu provedor de acesso se usar demais a função VoIP do GTalk. Usuários também podem fazer o download do gadget Google Talk, uma aplicação baseada em Web que permite aos usuários acessar muitas - mas não todas - as funções do GTalk de um website pessoal, como um blog, ou do iGoogle, a página personalizada do Google (veja o item 8 desta lista). Isso significa que você pode usar qualquer computador conectado à Internet para usar o GTalk.Isso praticamente cobre comunicação. O que mais o Google pode organizar? Que tal as compras na Internet?
3 - Google Checkout Muitas pessoas fazem compras pela Internet. Um dos problemas das compras online envolve a transmissão de suas informações pessoais pela Internet. Se você quiser comprar itens em de diferentes sites, tem de entrar todas as suas informações múltiplas vezes. O Google viu uma oportunidade para criar uma ferramenta que permitiria aos lojistas e aos usuários tirar vantagem de um sistema de checkout universal. Veja como funciona: primeiro você cria uma conta Google. Se já tiver uma, você vai precisar completar seus dados, fornecendo número de cartão de crédito, endereço de cobrança, endereço de entrega e número de telefone. Após completar esse passo, você pode ir às compras.Tudo o que você tem de fazer é logar-se no Google e procurar por websites inscritos no Google Checkout. Quando você vir o símbolo do checkout listado ao lado de um resultado da busca na página de resultados, você saberá que pode comprar itens daquele site usando sua conta Google. Você terá de digitar sua senha do Google Checkout, mas não terá de entrar com informações de cartão de crédito ou pessoais novamente. Você seleciona o que quiser e o Google lida com o restante da transação. O lojista nunca vê o número do seu cartão de crédito. O Google Checkout é gratuito para os consumidores. Lojistas, porém, têm de pagar 2% mais 20 centavos de dólar por venda feita. Mas o Google dá um desconto para os lojistas que usam o Google AdWords. Para cada dólar que um lojista gasta por mês com publicidade no AdWords, o Google processa US$ 10 dólares de venda sem cobrar comissão.O Google também oferece produtos projetados para ajudá-lo a organizar sua vida.
4 - Google Calendar Em Abril de 2006, o Google lançou uma aplicação online gratuita chamada Google Calendar. Se você tem uma conta Google, então pode criar um calendário Google. Se você não tem, pode registrar-se gratuitamente.Você pode usar o Google Calendar para agendar eventos e convidar pessoas para participar. Ao compartilhar pastas, você pode comparar sua agenda com a de outros usuários. Se todos mantiverem seus calendários atualizados, é fácil evitar conflitos. Um único usuário pode abrir múltiplos calendários e visualizar todos os eventos agendados em uma única janela. Já que isso pode ficar confuso, o Google exibe cada evento do calendário em uma cor diferente. O Google inclui o seu recursos de busca dentro do sistema do Google Calendar. Você pode buscar por calendários específicos. Os donos dos calendários podem escolher mantê-los privados ou compartilhá-los abertamente com todos. Também é possível criar múltiplos calendários com uma conta. Isso pode ser ótimo para organizações que têm bases múltiplas de consumidores. Por exemplo, um teatro deve ter um calendário para o público geral que mostra os horários das apresentações e um segundo calendário para os atores, para que eles saibam sobre as agendas de testes e ensaios.
5 - Google Docs A suíte Google Docs marca a tentativa do google de entrar no jogo online dos softwares de produtividade. A suíte gratuita inclui um processador word, um editor de planilha de cálculos e uma aplicação de apresentação. Em resumo: ela tem as aplicações básicas que qualquer negócio precisa. Em vez de salvar todos os seus dados no disco rígido do seu computador, você salva seus arquivos Google Docs em um siste de arquivos Google remoto. Como os arquivos estão hospedados na Web, você pode acessá-los de qualquer computador conectado à Internet. Seus documentos não ficam amarrados a um dispositivo específico.Outro recurso do Google Docs é sua habilidade de compartilhar documentos e capacidade de edição com outros usuários Google. Várias pessoas podem editar o mesmo documento ao mesmo tempo. Com aplicações desktop tradicionais, um gerente de projeto pode ter de lidar com várias cópias do mesmo arquivo, já que vários colaboradores editam e fazem adições ao documento. Com o Google Docs, todos podem fazer suas mudanças diretamente no arquivo salvo nos servidores do Google. O Google Docs também faz o rastreamento das versões anteriores do documento - gerentes de projetos não têm de se preocupar com o fato de alguém apagar acidentalmente uma seção inteira.Um problema do Google Docs é que nenhuma das aplicações é tão robusta quanto as de suítes de produtividades como o Office, da Microsoft. Se você precisa apenas de funcionalidades básicas, o Google Docs pode ser últil. Mas se você estiver acostumado a criar documentos, planilhas e apresentações com todos os penduricalhos, provavelmente você vai querer manter o software tradicional.
6 - Google Maps O Google lançou deu recurso de mapa online em 2005, quase dez anos depois da estreia online do MapQuest. Como o seu competidor, o Google Maps deixa que o usuário visualize mapas de regiões específicas e trace rotas de um endereço para outro. O Google Maps permite que os usuários visualize mapas de ruas, mapas de terrenos topográficos e até vistas de satélites. Para algumas áreas, o Google também tem um recurso de mapa de tráfego, que pode alertar o usuário para engarrafamentos e congestionamentos.
7 - Google Earth O Google está sempre buscando novas maneiras de organizar e apresentar informação. Uma dessas formas é adicionar metadados de identificação geográfica para vários meios, como sites, RSS feeds ou imagens. Esse processo é chamado de geomarcação (geotagging ou geocoding) - uma maneira de ligar informação a uma localização no mundo real. Você pode ver informação geomarcada em um mapa. Já que o Google Maps serve como uma maneira de prover informações desse tipo para os usuários, o Google decidiu sair com uma alternativa: o Google Earth.
8 - Google Desktop Você já teve de procurar um arquivo específico no seu computador? E algum e-mail que está em algum lugar entre as milhares de mensagens recebidas? A experiência pode ser frustrante, e aqueles de nós que desafiados a ser organizados podem despender muito esforço ao tentar achar um pedaço de informação.
9 - iGoogleVocê provavelmente tem um pequeno número de sites ou aplicações que usa mais que outras. E se você tivesse uma forma de juntar esses sites, de modo que pudesse ir a um só lugar na web e acesso todos eles de uma vez? Este é o conceito por trás do iGoogle, um agregador - ou portal de serviços Web - gratuito.
- Digg
- Hotmail
- MySpace
- Pownce
- Yahoo! Mail
10 - Picasa e Picasa Web Albums Criado originalmente pela incubadora de negócios Idealab, o Picasa é um software para organização e edição de fotografia digital que foi comprado pelo Google em 2004. Ele está integrado ao Picasa Web Albums, um aplicativo online de compartilhamento de imagens. Usuários de Windows, Mac OSX e Linux podem baixar o programa gratuitamente, mas para usar o Web Albums é necessário criar uma conta no Google.
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